terça-feira, 23 de agosto de 2011

"DIÁLOGOS NO DRAGÃO"

MCC - EXPOSIÇÃO DIÁLOGOS
A diversidade estética cearense aos olhos de Fernando França
22/08/2011
O Memorial da Cultura Cearense (MCC) abre espaço para a exposição Diálogos, onde retratos de artistas cearenses serão apresentados pelas mãos e cores de Fernando França. A abertura será dia 24 de agosto, às 19h30. Os horários de visitação são de terça a quinta, das 9h às 19h, e de sexta a domingo, das 14h às 21h. O evento é gratuito e aberto ao público.
FOTO Estrigas
Influenciado pela linguagem dos quadrinhos, arte pela qual iniciou seus trabalhos, Fernando montou uma mostra que reflete a diversificada produção pictórica do Ceará, através de trabalhos metalingüísticos e cheios de intertextualidade.

São 23 retratos de óleo sobre tela, que medem 1,5 m x 2,5 m cada e trazem, no interior de balões, mensagens pintadas pelos próprios artistas retratados, sugerindo o diálogo e permitindo uma vasta coleção de estilos.

Como uma herança para as novas gerações, esta coletânea registra a memória artística cearense, apresentando alguns daqueles que, ao longo da história, têm contribuído para a sólida formação identidade cultural do Estado.

Durante a estadia na França, afastado de sua terra natal, o artista revela ter tido uma visão mais clara de seu núcleo social, de seu lugar e da realidade. A partir dessa nova perspectiva, surgiu a idéia de um trabalho que unisse os conceitos de compartilhar, ajuntar, agregar e confraternizar.

O processo de criação do acervo levou cinco anos para ser concluído e contou com a participação de todos os 22 artistas convidados, sendo eles: Estrigas, Nice, Heloysa Juaçaba, Hélio Rôla, Zé Tarcísio, Descartes Gadelha, Ascal, Félix, José Mesquita, Roberto Galvão, Aderson Medeiros, Alano Freitas, Carlos Costa, Vando Figueirêdo, Eduardo Eloy, Francisco Vidal Júnior, Claudio Cesar, Mano Alencar,Francisco Almeida, Totonho Laprovitera, José Guedes e Hermeterio. Os bastidores da produção podem ser acompanhados no blog.

Em mais de duas décadas de carreira, Fernando França já teve suas obras expostas em espaços culturais de diversas regiões do Brasil e na Europa, em países como Alemanha, França e Portugal. Com formação acadêmica em Letras, pela Universidade Federal do Ceará, ele começou a desenhar histórias em quadrinhos e se descobriu um artista plástico nato.

Acessibilidade
A equipe do Projeto Acesso, do Memorial da Cultura Cearense, fará mediação de áudio-descrição para portadores de deficiência visual que tenham interesse em visitar a exposição Diálogos. Também serão disponibilizados desenhos das obras em auto-relevo, textos de leitura em BRAILLE e LIBRAS.

Os mediadores vão colocar em prática técnicas aprendidas no curso “Áudio-descrição em Espaços Museológicos”, oferecido pelo Núcleo de Mediação Sociocultural do MCC, em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Agendamentos de visita para grupos de até 15 pessoas podem ser feitos pelos telefones (85) 3488.8604 e (85) 3488.8611.
Serviço: Abertura da Exposição Diálogos, dia 24 de agosto, quarta-feira, às 19h30min, no Memorial da Cultura Cearense. Horários de visitação: Terça a quinta, das 9h às 19h (com acesso até 18h30). Sexta a domingo, das 14h às 21h (com acesso até 20h30). Acesso Livre. Agendamentos para áudio-descrição de grupos (85) 3488.8604 e (85) 3488.8611.

Nenhum comentário: